7 curiosidades sobre empanadas que você vai adorar saber!

Já comentamos por aqui que as empanadas são um clássico argentino, podendo ser apreciadas em cafés e lanchonetes, servidas no formato de uma refeição rápida, ou nos restaurantes, como entrada de uma refeição maior. Dessa vez selecionamos sete curiosidades interessantes sobre sua origem e como sua história se concretizou ao longo dos anos, tornando-se atualmente uma iguaria no cardápio argentino e de muitos outros locais da América Latina.

1. Origem

Sua origem remonta ao costume de rechear o pão com carne ou vegetais, que os trabalhadores levavam para consumi-los no campo. Com o tempo, acabou-se de cozinhar a massa de pão junto com o recheio.

2. Modo de preparo

As empanadas podem ser cozidas (estilo Salta) ou fritas (estilo de Tucuman). O estilo cozido deu origem a pratos como calzone italiano, empanadas galegas e pastéis da Cornualha britânica.

3. História

Na Idade Média, um dos propósitos mais importantes dessas preparações era manter a carne em bom estado, depois preparar massas mais consistentes para que o trabalhador pudesse carregá-las por vários dias.

4. Eventos comemorativos

Existem diferentes eventos comemorativos para esta deliciosa iguaria. Por exemplo, todo mês de setembro, um evento gastronômico e musical alusivo à empanada acontece em San Miguel de Tucumán, na Argentina.

5. Harmonização com vinhos

Sabemos que para os recheios das empanadas, costuma-se utilizar a pimenta malagueta e a pimenta-de-caiena no preparo. Porém, para serem acompanhadas por vinhos, as empanadas não podem ser muito apimentadas, sendo este ingrediente utilizado com moderação.

6. Consumo

Empanadas argentinas são muitas vezes servidas em festas e festivais como entrada ou prato principal. Há diversas lojas especializadas em empanadas feitas na hora, com diversos sabores e recheios.

7. Ingredientes

A massa é geralmente de farinha de trigo e manteiga com recheios diferentes de província para província: em algumas, é principalmente de frango, em outros de carne (em cubos ou moída dependendo da região), temperada com cominho e páprica. Algumas regiões incluem em suas receitas cebola, ovos cozidos e azeitonas, ou passas e em regiões interioranas, pimenta. Eles podem também conter presunto, peixe, humita (milho doce com molho branco) ou espinafre. Geralmente, um recheio de fruta é usado para criar uma empanada de sobremesa.

Claudia Corrente – redatora Br Branding

Referência Academia da carne Friboi

Próximo